• Ricardo Veras

Canil Municipal passa por reformas para melhor abrigar animais abandonados

Canil Municipal passa por reformas para melhor abrigar animais abandonados



A Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria da Saúde, iniciou recentemente melhorias estruturais no Canil Municipal de Gramado, na Linha 28, para proporcionar bem-estar dos cães e gatos que ocupam o espaço. O canil é um dos órgãos públicos que serve de abrigo para animais de rua, vítimas de abandono e maus-tratos que posteriormente são disponibilizados para adoção. O Canil existe desde janeiro de 2016, quando a Administração na época investiu no novo local, mais amplo e com melhor estrutura para atender os cães e gatos.

Atualmente, o Canil abriga 250 cães e 17 gatos e as melhorias no local estão sendo feitas com recursos da própria Administração Municipal. Todos os meses são investidos mais de R$ 100 mil nos cuidados com os animais. Entre as etapas que estão sendo realizadas inclui limpezas externas e internas das acomodações, nova pintura e adequação do local com divisórias. Dentro do projeto de fortalecer e ampliar a proteção animal, a Secretaria da Saúde pretende ainda nos próximos meses ampliar o número de castrações e adoções.

O prefeito Nestor Tissot, que é um defensor da causa animal salientou que a reestruturação do canil não se restringe somente a área física. “A Administração de Gramado busca proporcionar o melhor ambiente para esses cães e gatos que já sofreram muito. Nosso objetivo é trabalhar no sentido de resgatar os animais abandonados e de casos com maus tratos e até a recolocação em novos lares. Estamos trabalhando em maneiras de ampliar ou mesmo construir um novo Canil, enquanto isso não ocorre, vamos iniciar projetos voltados a adoção responsável”, disse.

A Secretaria de Saúde de Gramado também fiscaliza os maus tratos. As denúncias podem ser feitas pelo Fala Cidadão através do telefone (54) 3286-2500 ou pelo WhatsApp (54) 9 9941-7997. Nas autuações já foram constatados locais com condições precárias de higiene e alimentação. Em alguns casos, com animais mais fragilizados, a Vigilância fez o recolhimento e encaminhou para o processo de adoção.

Adote um bichinho do Canil Municipal

A sugestão é que as pessoas optem pelo acolhimento a bichinhos abandonados. É necessário ser maior de idade, apresentar RG e CPF, comprovante de residência e assinar o termo de adoção. Os interessados devem procurar a Secretaria de Saúde, Rua Ernesto Volk, 300, Centro, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

Abandono de animais é crime!

Conforme a Lei Federal 9.605/98, abandono de animal é crime e o ato prevê multas e pena de prisão.

Crédito: Ascom/Prefeitura de Gramado