top of page

Câmara aprova nove matérias na sessão desta segunda-feira

Foto do escritor: yasmin veras
yasmin veras
há 1 hora
2 min de leitura

Pauta reuniu homenagens, análise das contas de 2023, ajuste orçamentário e prorrogação de comissão especial


A Câmara Municipal de Gramado aprovou, durante a Sessão Ordinária desta segunda-feira (21), nove matérias. A pauta reuniu homenagens a personalidades ligadas ao turismo e ao tradicionalismo, a análise das contas do Executivo referentes a 2023, um ajuste no orçamento do Legislativo e a continuidade dos trabalhos da Comissão Especial Temporária do Desenvolvimento Sustentável.


Confira as matérias aprovadas:


PDL 015/2026 — De autoria dos nove vereadores, concede o Troféu Silvia Zorzanello a Beatriz Gehlen, em reconhecimento à sua trajetória ligada à hospitalidade e ao turismo de Gramado. A homenageada teve atuação de destaque à frente do Hotel Bavária e também desenvolve iniciativas voltadas à cultura, à sustentabilidade e à valorização da identidade local, como o Projeto Hortênsia.


PDL 016/2026 — Também apresentado pelos nove vereadores, concede o Troféu Silvia Zorzanello a José Guilherme Schwan, reconhecendo sua contribuição para a divulgação de Gramado, especialmente na Região Centro-Oeste, sua trajetória na comunicação e a relação construída com o município e com o Festuris ao longo dos anos.


PDL 018/2026 — De autoria dos vereadores Fernanda Pereira Dias, Profª Denise e Roberto Cavallin, aprova as contas de governo do Município de Gramado referentes ao exercício de 2023, sob responsabilidade de Nestor Tissot e Luiz Antônio Barbacovi, concluindo a análise da gestão dos recursos públicos municipais.


PRE 014/2026 — Proposto pela Mesa Diretora, promove um ajuste interno no orçamento da Câmara Municipal, transferindo recursos entre dotações para adequar a execução das despesas administrativas, sem aumento da despesa total do Poder Legislativo.


REQ 011/2026 — De autoria da vereadora Fernanda Pereira Dias, prorroga por mais seis meses os trabalhos da Comissão Especial Temporária do Desenvolvimento Sustentável, permitindo a continuidade dos debates, ações e articulações voltadas ao desenvolvimento sustentável de Gramado.


MOC 023/2026 — Concede Moção de Reconhecimento a Martina Cardoso Araújo por sua atuação no tradicionalismo, no CTG Manotaço e na 27ª Região Tradicionalista, além da participação em iniciativas culturais e sociais, incluindo ações de conscientização contra a violência às mulheres e de solidariedade.


MOC 024/2026 — Homenageia Eduardo Port por sua trajetória no CTG Manotaço desde a infância e pelo envolvimento com a cultura tradicionalista, reconhecendo também a importância da participação das novas gerações na preservação e continuidade das tradições gaúchas.


MOC 025/2026 — Concede Moção de Reconhecimento a Martina Arend Clement por sua dedicação ao tradicionalismo e sua atuação no CTG Manotaço. Em 2026, Martina tornou-se 1ª Prenda Mirim da 27ª Região Tradicionalista, representando o protagonismo de crianças e jovens na valorização da cultura gaúcha.


MOC 026/2026 — Reconhece Larissa Mangold Tegner por sua trajetória no tradicionalismo, na cultura e em iniciativas sociais. A homenagem destaca sua representação no CTG Manotaço e na 27ª Região Tradicionalista, além da participação em projetos culturais, campanhas de solidariedade e ações de conscientização.


As matérias seguem agora para os encaminhamentos legais e regimentais.


A população pode conferir as matérias que integram a Ordem do Dia pelo site da Câmara Municipal de Gramado:

Comentários


Em destaque

© 2025 Paralelo 29 Comunicação e Artes Ltda - Notícias VG

  • Instagram
  • Facebook

Email enviado!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

bottom of page