Desenhista brasileiro EdH Müller cria ilustração para marca japonesa de saquê
- Ricardo Veras

- há 2 horas
- 2 min de leitura

Artista é o único ilustrador não-asiático da série de rótulos comemorativa aos 350 anos da fabricante Tama no Hikari
Para comemorar seus 350 anos de história, a Tama no Hikari, tradicional fabricante japonesa de saquê, decidiu inovar nos rótulos de suas garrafas. Daí nasceu o "Projeto 350X", que convida ilustradores a criarem a sua versão de rótulo para as garrafas da empresa, misturando tradição com a inovação dos games e da arte contemporânea.
A iniciativa, promovida pelo coletivo japonês Skeleton Crew Studio, lançou sua terceira edição comemorativa na primeira semana de dezembro de 2025. Este volume conta com a participação do artista porto-alegrense radicado em Novo Hamburgo, EdH Müller, que assina um dos rótulos. O gaúcho é o único ilustrador não-asiático desde o início do projeto.
O tema desta série é "garrafas de saquê como telas em branco", e convida diferentes criadores para elaborar rótulos para a marca. Os temas anteriores foram "amor" e "amizade". O tema da terceira edição do "Projeto 350X" é "traição", referindo-se a novas expressões que transcendem facilmente os valores existentes e "traem" as expectativas de forma positiva.
"Estou muito feliz por ter a oportunidade de colaborar porque, como brasileiro, nunca imaginei que poderia trabalhar com uma marca japonesa com tanta história", comemora EdH Müller. "O conceito por trás da imagem é que, quando tive a oportunidade de visitar o Japão, percebi que o rock estava em toda parte, com muitos jovens tocando nas ruas ou carregando seus instrumentos. Acredito que o rock é um gênero que está sempre se renovando, e combina perfeitamente com a tradição do saquê", elabora.
Sobre EdH Müller
Instagram: @edhmuller
EdH Müller é ilustrador, designer de games e professor universitário. Entre projetos de ilustração, já trabalhou com entidades como o Ministério da Saúde e a Unesco, além de marcas internacionais como Mini Cooper. Sobre trabalhos produzidos no RS, já criou capas para bandas como Nenhum de Nós e Papas da Língua, e ilustrou os rótulos da cerveja Roleta Russa.
Na área de games, 2015 marcou o lançamento do game brasileiro Tormenta: O Desafio dos Deuses, sucesso em financiamento coletivo, o qual foi responsável pela produção, direção geral e ilustração, e sendo fundador e diretor criativo da 40 Giants Entertainment, em 2022 lançou o game "Reverie Knights Tactics" para as plataformas Nintendo Switch, Playstation 4 e 5, Xbox One e Steam.
Atua desde 2008 como professor na Universidade Feevale, nos cursos de Jogos Digitais e Design de Animação.

_PNG.png)
.png)











Comentários