Direita gaúcha intensifica articulações para as eleições de 2026
- Ricardo Veras

- 16 de jun.
- 1 min de leitura

A direita política no Rio Grande do Sul avança em sua articulação para as eleições de 2026. Na manhã desta segunda-feira (16), os presidentes estaduais do PL e do NOVO, deputado federal Giovani Cherini e Marcelo Slaviero, respectivamente, se reuniram na sede do PL, em Porto Alegre, para consolidar os primeiros passos rumo a uma coalizão entre os partidos.
O encontro reforçou a intenção das legendas de construírem um projeto conjunto voltado ao desenvolvimento do estado, pautado em valores compartilhados, como liberdade econômica, combate à corrupção e fortalecimento da segurança pública. Ao mesmo tempo, os dirigentes destacaram a importância de manter a identidade de cada partido, respeitando suas particularidades no processo de diálogo.
A conversa também sinalizou a intenção de ampliar o campo de alianças com outras siglas de centro-direita, como Republicanos, Progressistas e União Brasil. Segundo os dirigentes, o momento ainda é de construção e escuta, mas há um sentimento comum de união em torno de pautas conservadoras e liberais para o próximo pleito.
Entre os nomes que despontam nesse movimento estão o Tenente-Coronel Luciano Zucco (PL), cotado como pré-candidato ao governo estadual, e os deputados federais Marcel van Hattem (NOVO) e Ubiratan Sanderson (PL), que já manifestaram interesse em disputar uma vaga ao Senado Federal.
Com o avanço do calendário eleitoral, as articulações devem se intensificar nos próximos meses, consolidando uma frente de direita que promete protagonismo nas disputas majoritárias e proporcionais no estado.

_PNG.png)
.png)











Comentários