Espaço Rita Gil recebe nova mostra que celebra a união entre cinema e artes plásticas
- Ricardo Veras
- há 3 dias
- 1 min de leitura

O Museu do Festival de Cinema de Gramado – Palácio do Kikito – inaugurou, no dia 13 de agosto, uma nova exposição no Espaço Rita Gil, reunindo obras inspiradas nos filmes premiados entre 2008 e 2024. A mostra dá continuidade ao trabalho iniciado pela artista Rita Gil, que, em 2007, durante o 35º Festival de Cinema de Gramado, mobilizou criadores locais para retratar, em pinturas, as produções vencedoras do evento.
Ao todo, 17 artistas da região participam desta nova etapa, reafirmando a importância da arte local como guardiã da memória cultural e cinematográfica de Gramado. As obras, carregadas de sensibilidade e interpretações únicas, traduzem para as telas o impacto estético e narrativo dos filmes consagrados ao longo das últimas edições do festival.
A abertura da exposição foi marcada por momentos de emoção, com homenagens a Claudio Behrend – reconhecido como o responsável por plantar a semente do Festival de Cinema de Gramado – e à própria Rita Gil, cuja trajetória e dedicação seguem inspirando novas gerações de artistas.
A mostra é também uma extensão da exposição “Pintando o Festival de Cinema”, idealizada por Rita Gil e realizada no Museu entre agosto de 2024 e julho de 2025, que contemplava obras sobre os filmes premiados de 1973 a 2007. Agora, com a inclusão das produções vencedoras entre 2008 e 2024, o acervo visual que retrata a história do festival ganha fôlego renovado.
Serviço
📍 Museu do Festival de Cinema de Gramado – Palácio do Kikito
Avenida Borges de Medeiros, 2659 – Centro, Gramado
📅 Em cartaz a partir de 14 de agosto
Rita Gil
Comments