top of page

Funcionamento dos fornos durante o Sonho de Natal garante acesso das delícias do interior no Centro de Canela

  • Foto do escritor: yasmin veras
    yasmin veras
  • há 4 dias
  • 3 min de leitura
ree

Sabor, aromas do interior em pleno Centro de Canela e temporada natalina juntos são elementos que conferem ainda mais sucesso à receita do 38º Sonho de Natal de Canela. Quem visita o município nesta época do ano se encanta com a magia natalina, com a ampla programação cultural e, também, com as atrações gastronômicas disponíveis na Praça João Corrêa, no Centro da cidade. No local, visitantes podem degustar e levar para casa cucas, pães, biscoitos e até panetones produzidos por famílias da zona rural.

Conforme a Emater, que apoia tecnicamente os produtores, 15 famílias de diferentes localidades do interior participam da produção nos fornos da Praça. Algumas delas atuam diretamente no espaço, como as famílias Schillreff e Chaulet, enquanto outras preparam os produtos em suas propriedades.


Entre os itens mais procurados estão pão sovado, pãozinho de linguiça e queijo, pãozinho de frango, pãozinho de carne de panela, cucas recheada e biscoitos caseiros simples e pintados. Entre os panetones caseiros preferidos do público estão os sabores mais ousados: os salgados e os agridoces, com destaque para as versões de linguiça, queijo e figo.


Ainda de acordo com a Emater, a produção anual nos fornos supera 20 mil pães de linguiça, 15 mil cucas e 10 mil pães sovados, sendo aproximadamente 40% das vendas concentradas durante o período do Sonho de Natal. Para Alexsandro Schillreff, a comercialização dos produtos nos fornos tem grande importância para a família, por representar uma renda complementar. Ele destaca ainda que, mais do que o aspecto financeiro, a iniciativa possibilita levar a cultura do interior do município para o Centro da cidade. “Os fornos são um ponto gastronômico e cultural. Muitos turistas se recordam das receitas que seus avós preparavam em forno a lenha ou de barro. É um verdadeiro resgate cultural”, enfatiza.


A produtora Gabriela Chaulet, que desde cedo ajudava a mãe na produção de cucas e pães, afirma que os fornos da Praça João Corrêa representam uma grande conquista. “Além de ser a principal fonte de renda da família, fazemos o que gostamos. Ver as pessoas felizes é muito gratificante. É um sonho realizado”, complementa.


Os fornos estão abertos durante toda a programação do evento natalino canelense, que segue até o dia 18 de janeiro. O horário de funcionamento dos fornos é de terça a quinta-feira, das 9 às 19 horas, e sextas, sábados e domingos, das 9 às 21 horas.


PATROCINADORES

O 38º Sonho de Natal de Canela é apresentado por Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura e Prefeitura de Canela.

Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.

Patrocínio: Havan e Governo do Estado do Rio Grande do Sul – O futuro nos une. Colaboração: Farmácias São João, Sulgás, Space Adventure e Sicredi Pioneira.Parceria: Alpen Park, Cooperativa de Crédito Cresol, Cervejaria Farol, Cervejaria Viking Bier, Corsan, Tintas Coral – Outlet das Tintas, Parque Bondinhos Canela, Parque Terra Mágica Florybal, Pompéia Pryme, Roda Canela e Skyglass.

Apoio Especial: Parque do Caracol. Apoio Institucional: Associação Comercial e Industrial de Canela – ACIC.

Agente Cultural: AM Produções.Financiamento: Pró-Cultura | Secretaria da Cultura RS – Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Prefeitura de Canela, Ministério da Cultura e Governo Federal – Brasil, do lado do povo brasileiro.


Programação completa no site sonhodenatal.com.br

Instagram: @sonhodenataloficial


Fotos: André Fernandes/Prefeitura de Canela

Texto: Vanessa Ozório/Prefeitura de Canela

Comentários


Em destaque

© 2025 Paralelo 29 Comunicação e Artes Ltda - Notícias VG

  • Instagram
  • Facebook

Email enviado!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

bottom of page