top of page
  • Foto do escritorRicardo Veras

GRAMADO - Artista plástico gramadense realiza projeto de oficinas de desenho

Artista plástico gramadense realiza projeto de oficinas de desenho



Promover ações de qualificação na técnica do desenho com foco no processo criativo. Este é o objetivo central do projeto cultural "Do retrato à caricatura: construindo para desconstruir", realizado pelo artista plástico Alessandro Müller. Durante os meses de abril, maio e junho o artista está desenvolvendo três atividades formativas na cidade: o curso presencial de desenho, o curso online de retrato e caricatura e as demonstrações práticas nas escolas das áreas rurais da Serra Grande e Linha Nova.

Este projeto surge da intenção de atuar na formação e qualificação artística na cidade, promovendo ações descentralizadas com jovens, crianças e adultos interessados na arte de desenhar. Deste modo, por entender que a essência de ensinar encontra-se no compartilhamento, este projeto busca atuar tanto na área central como em localidades de difícil acesso das áreas rurais do município.

Os encontros do curso presencial iniciaram no dia 19 de abril, onde cerca de onze alunos se encontraram para iniciar o primeiro dos oito encontros, realizados no Ateliê do Centro de Cultura Prefeito Arno Michaelsen, junto ao complexo da Secretaria de Cultura, no Lago Joaquina Rita Bier. Ao longo das aulas os alunos estão recebendo teoria e prática sobre História da Arte, Desenho Gestual e massas, Luz e sombra, aulas com modelo ao vivo e práticas orientadas.

Já o curso virtual de desenho e caricatura, previsto para ser lançado ainda em maio, conta com seis videoaulas que trabalham o processo de construção e desconstrução de um retrato até a caricatura. A novidade é que, visando promover acessibilidade, todas as aulas on-line serão disponibilizadas com janela de Libras, possibilitando que a comunidade surda também se beneficie do conteúdo das aulas. Os interessados podem acompanhar no canal do YouTube, Instagram ou Site do artista Alessandro Müller Art.

Fechando a programação do projeto, na próxima terça-feira (17) ocorrem as demonstrações práticas para alunos da rede pública das escolas João Benetti Sobrinho, na Linha Nova, e Nossa Senhora da Pompeia, na Serra Grande. As aulas ocorrerão no período da manhã e tarde, para alunos do 6º ao 9º ano.

Ao final do projeto, o artista plástico terá produzido um vasto conteúdo formativo para que a comunidade possa iniciar no universo do desenho e aprofundar seus conhecimentos. “Há muito tempo venho querendo desenvolver cursos e atividades formativas na região, este projeto veio ao encontro deste desejo de mostrar aos jovens, moradores de áreas descentralizadas e colegas de profissão que todos podem ter acesso a um conteúdo de qualidade, seja presencialmente ou virtualmente”, ressalta Alessandro.

O projeto possui financiamento da Prefeitura de Gramado, através do Fundo Municipal de Cultura, o que possibilita que todas as atividades do projeto sejam oferecidas gratuitamente à comunidade.

Foto: Jeferson Rodrigues



Em destaque

Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
bottom of page