top of page

GRAMADO - Faltas em consultas comprometem a saúde pública

  • Foto do escritor: Ricardo Veras
    Ricardo Veras
  • 29 de mai.
  • 1 min de leitura
ree

Você faltaria a uma consulta sabendo que outra pessoa poderia estar no seu lugar? De janeiro a abril de 2025, 3.897 pessoas não compareceram à consultas agendadas nas oito Unidades Básicas de Saúde de Gramado. O número equivale a quase quatro mil vagas desperdiçadas que poderiam ter sido utilizadas por outros pacientes que aguardavam atendimento na fila do sistema público de saúde.


As especialidades com maior número de faltas foram Clínico Geral e Médico da Família, com 2.831 ausências registradas. Em seguida, aparecem as consultas com nutricionista (421 faltas), ginecologista (365) e pediatra (280). A situação também se repete em outras áreas, como odontologia e saúde mental, impactando diretamente a capacidade de atendimento e a eficiência dos serviços de saúde.


A Secretaria da Saúde faz um apelo à população para que se comprometa com os horários agendados ou, caso não possa comparecer, avise com antecedência. O cancelamento com tempo hábil permite que a vaga seja oferecida a outra pessoa que está aguardando. “Cada consulta perdida é uma oportunidade desperdiçada. Se não puder comparecer, avise com antecedência. Sua atitude pode ajudar outra pessoa a receber o cuidado que precisa”, destaca o secretário da Saúde, Jeferson Moschen.

Comentários


Em destaque

© 2025 Paralelo 29 Comunicação e Artes Ltda - Notícias VG

  • Instagram
  • Facebook

Email enviado!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

bottom of page