top of page

Gramado reativa projeto de coleta de dados para gestão urbana inteligente

  • Foto do escritor: yasmin veras
    yasmin veras
  • 28 de jul.
  • 1 min de leitura

ree

O secretário de Inovação de Gramado, André Castilhos, acompanhado pelo Coordenador Jeferson Teixeira esteve no escritório do City Living Lab, em Caxias do Sul, para reativar o Projeto de Sistema de Coleta de Dados por Dispositivos IoT (Sensoriamento). Financiado pelo programa Inova RS, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul, o projeto foi desenvolvido pela UCS, em parceria com FSG, Sebrae, Instituto Hélice e prefeituras da região. Os gestores foram recepcionados por Ana Cristina Fachinelli Bertolini e Rafael Perini.


Os municípios de Gramado, Canela, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Flores da Cunha e São Francisco de Paula foram pioneiros na adesão ao projeto. Nestes locais, foram instaladas duas antenas LoRaWAN (tecnologia que transmite, com baixo consumo de energia, dados a longas distâncias, ideal para a Internet das Coisas – IoT) e três kits de sensores para coleta de dados ambientais em tempo real.


Os dispositivos permitem a captura de informações importantes para a gestão urbana, como temperatura, umidade, ruído, luminosidade, partículas suspensas e gás carbônico. Esses dados são transmitidos em tempo real para uma plataforma “em nuvem”, onde são armazenados e processados. Assim, gestores públicos e população acompanham, em tempo real, as condições ambientais de suas cidades, dados que podem fundamentar definições de estratégias e tomadas de decisões, em diversos segmentos de atuação.


Foto: Jeferson Teixeira, Ana Cristina, André Castilhos e Rafael Perini.

Comentários


Em destaque

© 2025 Paralelo 29 Comunicação e Artes Ltda - Notícias VG

  • Instagram
  • Facebook

Email enviado!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

bottom of page