top of page

Mais de 100 bolsas foram coletadas na segunda edição da campanha de doação de sangue em Canela

  • Foto do escritor: yasmin veras
    yasmin veras
  • há 3 horas
  • 1 min de leitura
ree

Amor ao próximo, conscientização e empatia foram os sentimentos que motivaram os voluntários que participaram da 2ª Campanha de Doação de Sangue, promovida em parceria da Secretaria de Saúde de Canela com a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.


A coleta ocorreu nesta quarta-feira, dia 29, e as 105 bolsas arrecadadas serão encaminhadas ao Hemocentro Regional de Caxias do Sul (HEMOCS). Atualmente, o HEMOCS atende 100% dos leitos do SUS nos 49 municípios da Região Nordeste do Rio Grande do Sul, incluindo Canela.


“Queremos conscientizar e sensibilizar a comunidade a doar sangue sempre que possível. Além de salvar até quatro vidas por doação, o doador também ganha em saúde, pois após a coleta ocorre a renovação celular sanguínea”, explica Cátia Guimarães, chefe da equipe de enfermagem do Hemocentro. Ela destaca, ainda, que além dos leitos hospitalares o Hemocentro é responsável pelo abastecimento das agências transfusionais regionais, sendo a mais próxima localizada em Gramado. Essas agências realizam a estocagem das bolsas de sangue e hemocomponentes, bem como a reserva e distribuição para as unidades de saúde da região.


Para Fabiana Brolese Resler, de 50 anos e doadora há mais de 30, o gesto é um ato de cidadania. Ela esteve na ação dando sua contribuição. “Doar sangue é um compromisso social. É salvar vidas”, afirma.

O secretário adjunto da Saúde, Emanoel Messias Morais, comemorou o sucesso da ação e adiantou que novas campanhas já estão sendo planejadas, em parceria com o HEMOCS, para o ano de 2026.


Texto: Vanessa Ozório/Prefeitura de Canela

Foto: Izaque Santos/Prefeitura de Canela

Comentários


Em destaque

© 2025 Paralelo 29 Comunicação e Artes Ltda - Notícias VG

  • Instagram
  • Facebook

Email enviado!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

bottom of page