top of page
  • Foto do escritorRicardo Veras

Mostra "Sobreviventes do Pampa" destaca a cultura dos povos e comunidades tradicionais do Pampa

Mostra "Sobreviventes do Pampa" destaca a cultura dos povos e comunidades tradicionais do Pampa

Uma parceria entre a Câmara de Vereadores de Gramado e a Secretaria da Cultura apresentou nesta quinta-feira, 17, a exposição "Sobreviventes do Pampa", no Caminho da Cidadania, ao lado da sede do Legislativo gramadense. A ação mostrou a importância dos povos e comunidades tradicionais que habitam o bioma Pampa e que desempenham um importante papel na preservação destes usos e costumes.

Os Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa estão apresentando o documentário intitulado "Sobreviventes do Pampa", que explora a relação desses povos com o bioma, expressando seus usos, costumes e cuidados, que será exibido no Festival de Cinema de Gramado.

O Bioma Pampa é a morada de oito grupos distintos: indígenas, quilombolas, familiares pecuaristas, ciganos, pomeranos, povo de terreiro, pescadores e pescadoras, benzedeiras e benzedores. Esses povos não apenas vivem no Pampa, mas também se dedicam à sua proteção e sustentabilidade, permanecem como guardiões do ecossistema.

A exposição destaca um rico conjunto de culturas por meio de arte e artesanato. Mulheres artesãs da pecuária familiar demonstram suas habilidades com a lã, o artesanato indígena, artesanato quilombola representando a diversidade e a riqueza cultural desses grupos.

Fernando Aristimunho, coordenador do Comitê dos Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa, ressalta a representação da mostra. “O Comitê dos Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa, é uma manifestação política organizada, que busca a visibilidade do bioma, a defesa de seus direitos

e a promoção da conscientização sobre sua importância” destaca.


Foto: Paulo Vargas

________________________

PRO IMAGE DRONES

A divulgação do seu produto ou serviço elevada a um nível superior!

Entre em contato com nossa equipe agora mesmo!

WhatsApp (54) 99160 0714








Comments


Em destaque

Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
bottom of page