Nova etapa de combate ao Aedes inclui aplicação de inseticida em prédios públicos
- yasmin veras
- há 2 dias
- 1 min de leitura

A Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria da Saúde e da Vigilância Ambiental em Saúde, inicia nesta sexta-feira (30) e sábado (31) a aplicação da Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI) em locais públicos com grande circulação de pessoas, como escolas, unidades de saúde e a rodoviária. A medida preventiva reforça as ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
O BRI consiste na aplicação de inseticida em superfícies internas e externas dos imóveis, desde que protegidas da chuva e até 1,5 metro de altura. O produto utilizado é seguro para pessoas, animais de estimação e o meio ambiente, formando uma barreira química que elimina os mosquitos ao entrarem em contato com as áreas tratadas. O efeito residual da aplicação pode durar até quatro meses. A ação está sendo conduzida por agentes de combate a endemias.
A Secretaria da Saúde reforça que a prevenção é uma responsabilidade coletiva. “Medidas como eliminar água parada, manter caixas-d’água vedadas e limpar calhas e pátios regularmente continuam sendo fundamentais para evitar a proliferação do mosquito”, destaca o coordenador da Vigilância Ambiental, Clevison Gonçalves.












Comentários