Oficina de Pintura em Cerâmica leva arte e cuidado aos professores da rede municipal de Gramado
- Ricardo Veras
- há 11 minutos
- 2 min de leitura

A manhã do último sábado, 12 de julho, foi marcada por cor, sensibilidade e expressão criativa na Escola Moses Bezzi, durante a realização da oficina “Respire e Crie: Pintura em Cerâmica”, conduzida pela arte educadora Daiene Cliquet. A atividade integrou a programação do 2º Aprendendo em Rede, iniciativa promovida pela Secretaria de Educação de Gramado, voltada exclusivamente aos professores da rede municipal.
Com a proposta de oferecer um momento de inspiração e reconexão através da arte, a oficina convidou cada educador a pintar seu próprio vaso de cerâmica, imprimindo ali traços de sua identidade, sentimentos e histórias. O resultado foi uma verdadeira galeria de emoções e criatividade, cujas peças farão parte da exposição do projeto “Gramado Tem Arte”.
“Foi uma manhã linda, de troca, arte e cuidado com quem cuida. A arte tem esse poder de reconectar, de acalmar e, ao mesmo tempo, de estimular novas formas de olhar para o mundo e para si mesmo”, destacou Daiane Cliquet.
A oficina reforça o papel da arte como ferramenta de aprendizagem, convivência e bem-estar dentro do ambiente escolar. A ação integra o projeto Gramado Tem Arte, que leva experiências artísticas e culturais às escolas da cidade, promovendo a valorização dos talentos locais e aproximando artistas da comunidade escolar.
Com produção cultural da Daiene Cliquet Artes, apoio da Prefeitura de Gramado e da Secretaria da Cultura, e realização da ACAVG – Associação Cultural dos Artistas Visuais de Gramado, o projeto é fomentado pelo Ministério da Cultura e Governo Federal, por meio do edital nº 26/2024 – Descentralização da Cultura da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), em Gramado/RS.
As oficinas seguem acontecendo em diferentes pontos da cidade, democratizando o acesso à arte, incentivando a criatividade e fortalecendo a formação cultural nas escolas de Gramado.
Assista:
.
.
.
.
Comments