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Ouvidoria Municipal de Canela fortalece a participação do cidadão e o compromisso com a transparência

  • Foto do escritor: Ricardo Veras
    Ricardo Veras
  • há 6 horas
  • 2 min de leitura


De janeiro até abril já foram realizados 686 atendimentos


A Prefeitura de Canela reforça seu compromisso com a transparência e a qualidade dos serviços públicos através da atuação da Ouvidoria Municipal, um canal direto e acessível que coloca o cidadão no centro da gestão pública. A Ouvidoria é responsável por receber, registrar e acompanhar atentamente solicitações, denúncias, reclamações, sugestões e pedidos de informação feitos pela comunidade.


Os atendimentos podem ser realizados presencialmente, por telefone, e-mail ou qualquer outro meio tecnológico disponível, assegurando amplo acesso aos cidadãos, em consonância com a Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011) e com os princípios da transparência e participação social.


Além de acolher as manifestações da população, a Ouvidoria gera relatórios periódicos para avaliação do prefeito e dos secretários municipais, contribuindo para a fiscalização da qualidade dos serviços públicos e sugerindo soluções para eventuais problemas identificados em todas as Secretarias.


Somente de janeiro até abril já foram realizados 686 atendimentos entre relatos presenciais ou por ligações telefônicas. O secretário de Governo, Evandro Cardoso, define a Ouvidoria como a voz da comunidade dentro da Prefeitura. “É por meio dela que conseguimos escutar, entender e agir para melhorar os serviços públicos, promovendo uma gestão mais eficiente, transparente e próxima das pessoas", afirma.


O departamento também desempenha um papel de fiscalização proativa, zelando para que todos os setores da Administração Municipal atendam aos prazos e padrões de qualidade previstos na legislação. “Ao utilizar a Ouvidoria, a comunidade exerce seu direito de colaborar diretamente na construção de uma gestão pública mais aberta, justa e eficiente”, finaliza o secretário.



Qualquer cidadão pode acionar a Ouvidoria para:



- Fazer reclamações sobre serviços públicos;


- Apresentar denúncias de irregularidades;


- Solicitar informações sobre a atuação da Prefeitura;


- Sugerir melhorias em políticas e serviços;


- Elogiar atendimentos ou ações bem-sucedidas.



Para registrar sua manifestação, basta contatar por algumas das opções abaixo:



- Comparecer pessoalmente à sede da Prefeitura de Canela;


- Entrar em contato pelo telefone 3282-5100 – Ramal 8;


- WhatsApp (54) 9 9154-7614;


Texto: Vanessa Ozório/Prefeitura de Canela

Foto: Arthur Dias/Prefeitura de Canela

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