PARQUE NACIONAL CAVERNAS DO PERUAÇU SERÁ ABERTO AO PÚBLICO (MG)
- Ricardo Veras

- 15 de dez. de 2022
- 1 min de leitura
PARQUE NACIONAL CAVERNAS DO PERUAÇU SERÁ ABERTO AO PÚBLICO (MG)

Criação do parque é fruto de atuação do MPF, que, desde 1997, juntamente com o Ibama e o ICMBio, atuou para garantir a instalação e a infraestrutura para o funcionamento da unidade de conservação na área da APA Cavernas do Peruaçu, um dos mais importantes sítios arqueológicos do mundo.
A história começa com a assinatura de um termo de compromisso entre o MPF e a Fiat, após atuação do então procurador da República Hindemburgo Chateaubriand Filho, hoje subprocurador-geral da República. O parque funcionaria como uma compensação ambiental por danos decorrentes de irregularidades nos veículos produzidos e comercializados pela montadora.
No entanto, em 2010, após 13 anos da assinatura do acordo e do aditivo de 2002, a nova unidade de conservação ainda não tinha saído do papel. Após esse novo termo de compromisso, o parque finalmente começou a virar uma realidade.
Criado por decreto em 1999, o parque possui área de 56.448 hectares, nos municípios de Januária, Itacarambi e São João das Missões, na região norte de Minas Gerais. A unidade possui trilhas, grutas, cavernas, mirantes e passarelas de proteção a sítios arqueológicos, mas só pode ser acessado com condutores ambientais treinados e credenciados pelo ICMBio. O motivo é garantir a segurança dos visitantes e do patrimônio cultural e ambiental.
_________________
ATENÇÃO!
Não está conseguindo pagar as parcelas do financiamento do seu carro, moto ou caminhão? Esse recado é para você!
Manda um OK para nosso Whatsapp 05499126 9857


_PNG.png)
.png)











Comentários