top of page
  • Foto do escritorRicardo Veras

Prefeito Nestor Tissot e empresários fazem novo apelo ao Governo do Estado

Prefeito Nestor Tissot e empresários fazem novo apelo ao Governo do Estado



Em nova tentativa de sensibilizar o Governo do Estado, o prefeito Nestor Tissot acompanhado de empresários e representantes de entidades, esteve em Porto Alegre, na tarde desta segunda-feira. Na ocasião Tissot foi recebido pelo secretário de Articulação e Apoios aos municípios, Agostinho Meirelles e pelo secretário estadual de Turismo, Ronaldo Santini. Nesta terça-feira (06), os pedidos apresentados serão analisados pelo Gabinete de Gerenciamento de Crise, responsável pela criação de protocolos do Distanciamento Controlado.

Durante pouco mais de uma hora, a comitiva gramadense apresentou estudos realizados pelas entidades que representam vários setores econômicos da cidade. Entre os dados apresentados, está uma pesquisa encomendada pelo Sindicato da Hotelaria, Restaurantes, Bares, Parques, Museus e Similares da Região das Hortênsias (SindTur). O estudo revela que 59,8% das empresas fecharão definitivamente as portas nos próximos 60 dias caso nenhuma medida seja tomada pelo Governo do Estado.

Junto com o secretário Ronaldo Santini e com o prefeito Nestor, os empresários apresentaram o mínimo do teto de ocupação das atividades econômicas para garantir a sobrevivência das empresas, além da flexibilização de horários e finais de semana. “Apelamos para que sejam liberados ao menos 25% das atividades econômicas ainda fechadas pelos protocolos sanitários do Governo do Estado, bem como a abertura dos comércios não-essenciais aos finais de semana. Os estudos comprovam que não há ligação entre o turismo e as novas ondas da pandemia”, disse o prefeito.

Em contrapartida, os empresários se comprometeram a adotar todos os protocolos do Modelo de Distanciamento Controlado do Estado, adotar também o selo do Ministério do Turismo por no mínimo 70% dos estabelecimento gramadenses, além de mapear os pontos com maior potencial de aglomeração e implantar orientadores identificados para o controle do distanciamento e orientações. No compromisso, ainda estão o controle do distanciamento nas filas das atrações e estabelecimentos comerciais, dentro e fora dos mesmos.

Na oportunidade, o prefeito destacou a preocupação dos empresários. “Veja bem, no desespero para continuar sobrevivendo, nossas empresas estão ofertando funcionários para ajudar na fiscalização. Após passar por treinamento, os colaboradores atuarão como orientadores no cumprimento das regras e protocolos de Distanciamento Controlado. Temos a certeza que nossos empresários estão comprometidos com a saúde e também com a recuperação de nossa economia”, destaca o prefeito.

A expectativa é que o Gabinete de Gerenciamento de Crise do Governo do Estado apresente na sexta-feira (16) protocolos flexibilizando as atividades econômicas e horários de funcionamento. “Estamos na torcida pela sensatez do nosso governador. Importante frisar que queremos garantir que as vidas sejam preservadas, porém precisamos voltar os nossos olhares para as nossas empresas e consequentemente aos empregos e rendas por elas geradas. Se cada um fizer sua parte vamos superar esse momento”, concluiu o prefeito.

Crédito: Divulgação




Em destaque

Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
bottom of page