• Ricardo Veras

Produtores de Gramado recebem 28 mil mudas de morangos

Produtores de Gramado recebem 28 mil mudas de morangos




Nos últimos dias, produtores gramadenses de morangos receberam em suas propriedades rurais, 28 mil mudas da fruta importadas da Espanha. A ação de distribuição foi promovida pela Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria de Agricultura, em parceria com a Emater/RS-Ascar. Até o mês de julho serão entregues outras dezenas de milhares de mudas adquiridas pelos produtores.

Há várias décadas o cultivo de morango é desenvolvido no município de Gramado. Ainda nos anos 1990, com a introdução de variedades importadas e a adoção de tecnologias de ponta para a produção que permitiram aumentar a produtividade e melhorar a condição de trabalho dos produtores, a cultura tomou novos ares. Conta-se hoje com mudas importadas da Argentina, Chile e Espanha quer permitem a oferta de mais de 300 toneladas anuais de morango aos consumidores.



Hoje o município tem mais de 30 produtores que somam mais de 350 mil mudas em cultivo, sendo referência no cultivo de morango na região, graças ao trabalho realizado a mais de três décadas. Para alcançar este cenário a parceria entre a Prefeitura de Gramado e a Emater/RS-Ascar foi fundamental. Anualmente são substituídas aproximadamente 100 mil mudas, que chegam aos produtores através da encomenda e assistência técnica da Emater e do transporte e distribuição através da Secretaria de Agricultura.

Crédito: Divulgação





Recent Posts

See All