Projeto Nadando Pelos Cartões Postais encerra o ano com evento de natação em águas abertas no Clube dos Jangadeiros
- Ricardo Veras

- há 1 dia
- 2 min de leitura

Prova realizada neste domingo reuniu atletas gaúchos em Porto Alegre
Porto Alegre recebeu, na manhã deste domingo (7 de dezembro), a 4ª edição do Desafio da Ilha do Presídio – Dia do Marinheiro, reunindo nadadores master no Clube dos Jangadeiros. A atividade integrou o Circuito Náutico de Porto Alegre e celebrou a prática da natação em águas abertas. A largada ocorreu na sede do Clube, com percurso até a Ilha do Presídio e retorno ao ponto de início, totalizando 4,8 km.
Segundo o coordenador do projeto, Francismar Siviero, a iniciativa reforça múltiplos valores. “O Projeto Nadando Pelos Cartões Postais promove esporte, meio ambiente, saúde, lazer e integração entre atletas de todas as idades. Nada melhor do que encerrar o ano proporcionando mais uma nadada para celebrar essas pessoas apaixonadas pelo esporte”, destacou. Ele acrescenta: “A realização deste desafio também é uma forma de mostrar às comunidades gaúchas a beleza do Lago Guaíba, fomentando o turismo esportivo e valorizando Porto Alegre.”
Reconhecido como um dos principais projetos de incentivo à natação em águas abertas do Sul do País, o Nadando Pelos Cartões Postais busca difundir a modalidade ao longo de todo o ano. Em 2025, foram realizadas três etapas: Nade por Árvores, #LIMPEOLAGOGUAÍBA e o Desafio da Ilha do Presídio.
Para 2026, o calendário já está definido. A abertura ocorrerá em 22 de março, com a 4ª edição do Nade por Árvores, iniciativa que integra prática esportiva e reflorestamento. Para cada atleta inscrito, é doada e plantada uma muda nativa, reforçando o compromisso ambiental e contribuindo para a restauração de áreas verdes.
Em 20 de setembro, acontecerá a 5ª edição do #LIMPEOLAGOGUAÍBA, mobilização que une limpeza coletiva, educação ambiental e atividade esportiva no Lago Guaíba. O evento envolve voluntários, atletas e parceiros institucionais, fortalecendo a preservação de um dos principais patrimônios naturais e culturais de Porto Alegre e estimulando o turismo sustentável.
O ciclo anual será concluído em 13 de dezembro, com a 5ª edição do Desafio da Ilha do Presídio – Dia do Marinheiro, realizada em parceria com a Marinha do Brasil. A travessia simbólica no entorno da Ilha ressalta seu valor histórico, ecológico e cultural, promovendo consciência ambiental, respeito às águas da região e turismo responsável em áreas naturais.
O Desafio da Ilha do Presídio contou com patrocínio do Sicredi Origens e apoio da Marinha do Brasil, dos Grupos de Escoteiros do Mar Seival e Passo da Pátria, do Clube dos Jangadeiros, da Raia Sul, Marquespan, Frigorífico Borrússia e da Nautix Hub.
Mais informações podem ser encontradas em:instagram.com/francisswimfrancisswim.com.br
Foto Soraya Siviero

_PNG.png)
.png)











Comentários