Torneio que revelou João Fonseca em 2023 tem nova edição começando nesta segunda-feira no Rio Grande do Sul
- Ricardo Veras

- 16 de fev.
- 3 min de leitura

Brasil Juniors Cup terá jogos em Porto Alegre, Caxias do Sul e São Leopoldo.
Campeão do ATP 250 de Buenos Aires neste domingo (16), João Fonseca é a grande sensação do mundo do tênis. E esta trajetória de imenso sucesso deu alguns de seus primeiros passos na Brasil Juniors Cup, que tem sua 42ª edição começando nesta segunda-feira (17), em Porto Alegre e mais duas cidades gaúchas.
Torneio internacional de nível ITF J300, a Brasil Juniors Cup é uma das mais importantes competições do circuito mundial juvenil. Neste ano, o evento acontece em três sedes no Rio Grande do Sul de 17 a 23 de fevereiro: na Associação Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre, com a categoria 18 anos; no clube Recreio da Juventude, em Caxias do Sul, com as categorias 14 e 16 anos; e no São Leopoldo Tênis Clube, em São Leopoldo, com as categorias 12 anos e Tennis Kids. No total serão mais de 800 jogadores e jogadoras, de mais de 15 países, e em todas as sedes os jogos são abertos ao público, com entrada gratuita.
João Fonseca: da BJC a campeão de ATP em apenas dois anos
Quando jogou a Brasil Juniors Cup, em 2023, João Fonseca ainda tinha 16 anos, mas já chamava a atenção pelo altíssimo nível técnico. E, de lá para cá, vem trilhando uma trajetória de ascensão meteórica no mundo do tênis.
Ainda em 2023, conquistou o US Open juniors e terminou o ano como líder do ranking juvenil da ITF. Em 2024, já como profissional, João ganhou seu primeiro ATP Challenger e, ao final do ano, venceu o título do ATP Next Gen Finals. Na sequência, já em 2025, Fonseca conquistou mais um título de nível Challenger e se tornou o mais jovem atleta do atual top 100 após alcançar a segunda rodada do Australian Open, batendo o número 9 do mundo Andrey Rublev no jogo de estreia.
Agora, em fevereiro, apenas dois anos após jogar a Brasil Juniors Cup, João foi além e entrou para a história como o mais jovem tenista brasileiro a ganhar um torneio ATP. Neste domingo, coroou uma semana de grandes atuações vencendo a final do ATP 250 de Buenos Aires com uma vitória contundente sobre o argentino Francisco Cerundolo, atual 28 do mundo no ranking da ATP.
Além de Fonseca, a Brasil Juniors Cup já revelou muitas outras estrelas do tênis ao longo de sua história, incluindo nomes como Thomas Muster, Gustavo Kuerten, Andy Roddick, Bia Haddad Maia e Carlos Alcaraz.
Revelando novos campeões
Na categoria 18 anos, a Brasil Juniors Cup 2025 contará com a presença de jogadores do top 20 do ranking mundial, como o americano Jack Kennedy (#9), o sueco William Rejchtman Vinciguerra (#13) e a americana Kaitlyn Rolls (#17). Dentre os brasileiros, um dos principais destaques é o goiano Luis Guto Miguel, de 15 anos, que já vem sendo apontado como o “novo João Fonseca”.
Segundo José Carlos Ferreira Júnior, diretor do torneio, esta é a chave mais forte dos últimos anos. “É uma lista de inscritos muito boa, com atletas juvenis excelentes e já muito próximos do nível profissional. É bem possível que vejamos um futuro campeão de Grand Slam jogando aqui nesta semana”, comemora Júnior.
Calendário da Brasil Juniors Cup 2025 | Datas e sedes
Categoria 18 Anos (ITF), masculino e feminino
Local: Associação Leopoldina Juvenil - Porto Alegre/RS
Pré-Qualifying: 11 a 14 de fevereiro
Qualifying: 15 e 16 de fevereiro
Chave Principal: 17 a 23 de fevereiro
Categorias 14 e 16 Anos (COSAT), masculino e feminino
Local: Recreio da Juventude - Caxias do Sul/RS
Pré-Qualifying: 11 a 14 de fevereiro
Qualifying: 15 e 16 de fevereiro
Chave Principal: 17 a 22 de fevereiro
Categorias 12 anos e Tennis Kids (CBT), masculino e feminino
Local: São Leopoldo Tênis Clube – São Leopoldo/RS
Chave Principal: 17 a 22 de fevereiro
O evento conta com a supervisão da Federação Gaúcha de Tênis (FGT), Confederação Brasileira de Tênis (CBT), Confederação Sul-Americana de Tênis (COSAT) e da International Tennis Federation (ITF).
A Brasil Juniors Cup tem o patrocínio local Máster da Claro e copatrocínio da Água da Pedra, com financiamento do Governo do Estado, por meio da Lei de Incentivo e Fundo – Pró-Esporte RS da Secretaria do Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul. Também conta com o apoio local da Cotiza Urbanismo. A competição ainda tem os patrocínios do Banco BRB - Patrocinador Máster do Tênis do Brasil – e da ENGIE Brasil Energia. Copatrocínios de Wilson, Kallas Mídia OOH, Unicesumar, Playpiso e Maniacs Roupas Esportivas. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
Realização: Associação Leopoldina Juvenil.
Siga tudo sobre a CBT em www.cbtenis.com.br, www.facebook.com/cbtoficial, www.twitter.com/cbtenis, www.instagram.com/cbtoficial e www.flickr.com/cbtenis
Instagram oficial da Brasil Juniors Cup

_PNG.png)
.png)











Comentários