Vereadores jovens propõem Prêmio para valorizar a inovação em Gramado
- yasmin veras
- há 21 horas
- 2 min de leitura

O Parlamento Jovem de Gramado tem se destacado por um protagonismo inédito em sua atual legislatura. Os doze jovens vereadores vêm atuando com seriedade, propondo ideias, fiscalizando ações e, sobretudo, dando voz às demandas de suas comunidades dentro da Casa do Povo.
Em 2025, os parlamentares já apresentaram e aprovaram dois projetos de lei. Após a votação nas sessões do Parlamento Jovem, essas propostas passam a tramitar oficialmente como indicações dos vereadores titulares, seguindo todos os trâmites legislativos da Câmara.
Na próxima sexta-feira, dia 1º de agosto, às 15h, os jovens parlamentares voltam ao plenário Júlio Floriano Petersen para realizar a 4ª Sessão Ordinária do ano. Na pauta, destaca-se a votação de mais um projeto de lei, desta vez de autoria das vereadoras jovens Manuela Maciel da Silva e Ingrid Emanuelly Rodrigues de Oliveira, com apadrinhamento do presidente da Casa, vereador Ike Koetz.
A proposta cria o Prêmio Jovem Inovador, que tem como objetivo reconhecer e incentivar iniciativas de inovação desenvolvidas por jovens no município de Gramado. A ideia é valorizar talentos locais que contribuem com soluções criativas em áreas como ciência, tecnologia, meio ambiente, cultura, educação e empreendedorismo.
Segundo Manuela, a proposta busca "valorizar o potencial criativo e empreendedor da juventude gramadense, estimulando projetos que gerem benefícios sociais, econômicos e culturais para a cidade. O reconhecimento público também incentiva a continuidade de estudos e iniciativas transformadoras".
Ingrid reforça a importância do apoio dos colegas à votação da matéria:"Acredito que esse projeto será um marco para nós, jovens. Ele nos encoraja a pensar fora da caixa, a propor ações inovadoras nas escolas e na sociedade. Tenho certeza de que será aprovado por unanimidade."
Após aprovado, o projeto será protocolado oficialmente para tramitação entre os vereadores titulares, com liderança do vereador Ike Koetz.
A Câmara Municipal convida toda a comunidade a acompanhar esta sessão e a prestigiar o trabalho dos jovens vereadores, que reforçam a importância da participação cidadã desde cedo. A atuação deles mostra como a educação para a cidadania e a prática legislativa podem transformar ideias em ações concretas.
A Casa do Povo segue fortalecendo o protagonismo do Poder Legislativo, incentivando a formação de novas lideranças e reafirmando seu papel essencial no desenvolvimento de uma cidade democrática, criativa e comprometida com o futuro
Comments