top of page
Todos os artigos


Novo sistema do transporte público de Gramado inicia operação em agosto
Prefeito Nestor Tissot recebeu 10 novos ônibus, todos com ar-condicionado, para compor a frota! A partir do próximo dia 1º de agosto, o município de Gramado passará a contar com um novo sistema de transporte público coletivo. Operado pela empresa Gramado Transportes Públicos, vencedora do processo licitatório para execução do serviço, a nova modelagem prevê o aumento de rotas, itinerários e horários, bilhetagem eletrônica e uma frota renovada para atender gramadenses e turist
1 de jun.2 min de leitura


IV SemPIAS encerra em Gramado com debates sobre tecnologia, memória e sustentabilidade
Na última semana, Gramado foi o centro das discussões internacionais sobre a preservação da memória técnica e o futuro sustentável das paisagens históricas. Entre os dias 27 e 30 de maio, o município sediou a IV edição do Seminário Internacional de Patrimônio Industrial, Alimento e Sustentabilidade (SemPIAS). Realizado pela primeira vez na cidade, o evento teve como tema central “Do Patrimônio Protoindustrial ao Industrial: Museus e a Memória das Técnicas”, reunindo pesquisad
1 de jun.2 min de leitura


Vacina contra a gripe está liberada para o público em geral
A Secretaria da Saúde de Gramado anunciou que a vacina contra a gripe (Influenza) já está liberada para todos os públicos a partir desta segunda-feira (01). A imunização é uma das principais estratégias para reduzir casos graves da doença, além de evitar complicações, internações hospitalares e mortes relacionadas a infecções respiratórias, principalmente nos grupos prioritários. A comunidade deve ficar atenta, pois as doses são limitadas e o atendimento ocorrerá enquanto dur
1 de jun.1 min de leitura


Sala do Empreendedor de Gramado busca inovação em evento do Sebrae RS
Gramado esteve representada no Encontro das Salas do Empreendedor da Serra Gaúcha, promovido pelo Sebrae RS, em Caxias do Sul, na última semana. O evento reuniu gestores públicos e agentes de desenvolvimento com o objetivo de alinhar estratégias de desburocratização, modernização do serviço público e fortalecimento do ambiente de negócios regional através da aplicação prática da Lei de Liberdade Econômica (Lei nº 13.874/2019). Durante a programação, que contou com painéis e w
1 de jun.1 min de leitura


Educação financeira e saúde: Encontro do Hiperdia reúne quase 100 pessoas na Várzea Grande
A Unidade de Saúde Carlos Altreiter Filho, na Várzea Grande, promoveu na última semana uma edição especial da atividade coletiva do Hiperdia. O programa, que acompanha regularmente os pacientes hipertensos e diabéticos da comunidade, aliou os cuidados com a saúde à proteção financeira dos participantes. O evento contou com uma palestra ministrada pela equipe do Sicredi, viabilizada por meio de uma parceria com a Secretaria da Saúde. Com o tema “Vamos nos prevenir de golpes e
1 de jun.1 min de leitura


Feijoada beneficente em Gramado irá arrecadar fundos para o Instituto Santíssima Trindade
O Instituto Santíssima Trindade, entidade tradicional na divisa entre Gramado e Três Coroas, voltada ao acolhimento humanizado de crianças e idosos, receberá um importante reforço comunitário no próximo mês. No dia 20 de junho, a Sociedade Ipiranga, na Várzea Grande, sediará a Santíssima Feijoada, um evento beneficente que une a gastronomia local à solidariedade para garantir a continuidade dos projetos sociais da instituição. O evento é organizado pelas madrinhas do Institut
1 de jun.2 min de leitura


Rua Emílio Leobet terá novos bloqueios na próxima semana
Intervenções serão necessárias para continuidade dos serviços de podas de limpeza e manutenção da vegetação próxima a rede elétrica! A Administração Municipal de Gramado, por meio das Secretarias de Trânsito, Obras e do Meio Ambiente, informa à população sobre novas alterações viárias que serão realizadas em trechos da Rua Emílio Leobet. As intervenções serão necessárias para continuidade dos serviços de poda para limpeza e manutenção da vegetação próxima a rede elétrica. Na
29 de mai.1 min de leitura


Abrasel Hortênsias prepara 1º Festival de Fondue de Gramado
Gramado, reconhecida pela tradição gastronômica e pelo charme do inverno da Serra Gaúcha, aposta em festival inédito para valorizar a cultura do fondue. Em reunião realizada no Sicredi Centro, o 1º Festival de Fondue de Gramado foi apresentado pela Abrasel Hortênsias aos associados nesta quinta-feira (28). Representantes de 12 casas especializadas em fondue de Gramado participaram do encontro, que marcou o início oficial da organização do evento. Em formato de roteiro gastron
29 de mai.1 min de leitura


Gramado promove a 22ª Semana do Meio Ambiente com foco em sustentabilidade e preservação
A partir desta terça-feira (02), a Secretaria do Meio Ambiente (SMMA) promove a 22ª Semana do Meio Ambiente, um evento tradicional focado na preservação ecológica e no engajamento em prol da sustentabilidade. A agenda conta com atividades espalhadas por diversos pontos da cidade e, ao longo do mês, estão previstas ações de grande impacto, como a assinatura do Decreto do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica de Gramado e a firmatura do Acordo de Cooper
29 de mai.1 min de leitura


Gramado recebeu reunião do Coegemas para debater pautas da Assistência Social
Servidores de municípios da região também visitaram o Abrigo Municipal que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social! Gramado recebeu na quinta-feira (28), a reunião mensal do Coegemas - Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social, que conta com representantes dos municípios da AMSERRA. Conforme o secretário de Cidadania e Assistência Social de Gramado, Ilton Gomes, foram debatidos temas comuns da área para atendimentos às comuni
29 de mai.1 min de leitura


Maio Vermelho: Gramado reforça ações de prevenção ao câncer de boca nas UBSs
Ao longo de todo este mês, a Secretaria da Saúde de Gramado promoveu a campanha Maio Vermelho, com o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção do câncer de boca. As equipes odontológicas das Unidades Básicas de Saúde (UBS) realizaram orientações, avaliações e ações educativas, reforçando a importância do autocuidado e da realização periódica de exames preventivos. Nesta sexta-feira (29), a UBS da Várzea Grande realizou uma ação especial: profissionais da área re
29 de mai.1 min de leitura


Prefeitura e CORSAN tratam sobre a infraestrutura de saneamento básico para a Nova Centralidade
As Secretarias do Meio Ambiente e de Planejamento, Urbanismo e Parcerias Estratégicas reuniram-se com a equipe da CORSAN nesta quarta-feira (27). O objetivo do encontro foi tratar sobre o panorama e o planejamento dos Sistemas de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário para a Nova Centralidade. Na ocasião, a concessionária apresentou os estudos iniciais já realizados para a região. A partir desse diagnóstico, foram estabelecidos os próximos passos técnicos, bem como
28 de mai.1 min de leitura
bottom of page





