A IMPORTÂNCIA DOS ESTUDOS DE VIABILIDADE PARA EMPREENDIMENTOS TURÍSTICOS
- Ricardo Veras
- há 2 horas
- 2 min de leitura

Sempre fiz Estudos de Viabilidade, Planos de Negócios, Estudos de Mercado, etc... Sempre fomentei o empreendedorismo sustentável alicerçado em bases sólidas com o tripé, conhecimento de onde se vai empreender, estudos como os citados acima e recursos que não comprometam nem a estrutura familiar, nem o negócio em si aliados obviamente a uma operação e gestão eficaz e eficiente.
Neste momento, em que as oportunidades por empreender no segmento e a oferta de hotéis e pousadas para compra, venda e arrendamento aparecem em grandes volumes não fazer um estudo é algo muito temerário.
Seguem algumas razões penso que bastante plausíveis para a realização de estudos:
1. Lei 13.777 de dezembro de 2018 que aprova os empreendimentos em multi-propriedade (não é time-sharing, como muitos pensam), vale a pena ler a lei e estou a disposição para esclarecimentos, além do decreto que oficializa o direito de uso (aí sim time-sharing);
2. Aumento na rentabilidade nos rendimentos em aplicações financeiras, fazendo com que muitas pessoas mantenham seus ativos financeiros em bancos – porém dependendo do estudo, destino, tipologia, etc. esta rentabilidade poderá ser bem maior;
3. A grande quantidade de hotéis e pousadas ofertados para venda ou arrendamento e que devem ser profundamente analisados não só do ponto de vista de sua estrutura e localização mas de maneira integral como só os estudos fazem.
Infelizmente além de mais de 400 estudos feitos (95% deles implantados), possivelmente tenho outros tantos estudos revisados feitos por "colegas" consultores ou muitas vezes pelo próprio empreendedor sem conhecimento técnico específico e com premissas de custos, diárias, gastos, custos, lucratividade, rentabilidade, completamente equivocadas, o que muitas vezes gera retrabalho para ser feito, novos custos, isto quando o empreendimento não é implantado gerando resultados muito aquém ao que foi planejado.
Por fim, já havia escrito a respeito mas reforço, que estrutura de estudos de mercado e de viabilidade tenho elaborado que felizmente tem gerado esta confiança nos empresários e como disse alto nível de conversão:
1. Profunda Análise de Mercados em nível de Oferta e Demanda;
2. Formatação dos Produtos e Serviços Hoteleiros que serão ofertados;
3. Viabilidade Econômico-Financeira (custos de obra, terreno, construção ou retrofit, projeção de receitas, Fluxo de Caixa projetado, retorno do investimento, ponto de equilíbrio, capital de giro, etc.);
4. Memorial Descritivo (detalhamento de instalações, mobiliário, equipamentos, etc.) para todas as áreas do hotel ou pousada - o que irá facilitar (e baratear) em muito o projeto arquitetônico - QUE DEVE VIR SEMPRE DEPOIS DO ESTUDO DE VIABILIDADE
Apenas como esclarecimento final - lembro que os estudos podem ser abertos - quanto o potencial empreendedor solicita que vários destinos e possibilidades de negócios sejam analisadas - chance de viabilidade bem maior, ou fechados - quando o empreendedor tem uma localidade, um terreno e um perfil de empreendimento em mente e quer "apenas" a confirmação da viabilidade - maior chance de viabilidade negativa, porém dependendo da "cabeça aberta" do empreendedor e/ou flexibilidade este cenário muda sensivelmente para um estudo positivo.
Ótima semana,
Eduardo Faraco51 99262 6929
Comments