top of page

EDUARDO FARACO - A Importância do Cálculo de Ponto de Equilíbrio

  • Foto do escritor: Ricardo Veras
    Ricardo Veras
  • há 7 horas
  • 2 min de leitura
ree

Um dos mais importantes se não o mais importante indicador financeiro e operacional para um meio de hospedagem ou restaurante/similar é o ponto de equilíbrio.


Para se chegar ao resultado financeiro (faturamento necessário) ou número de diárias ou refeições que deverão ser servidas necessárias para que receitas, custos e despesas se equilibrem basta uma fórmula simples que contempla: Custos Fixos, Diária ou Ticket Médio (eventualmente Gasto Médio Total por Unidade no caso de Resorts por exemplo) e Custos Variáveis Unitários (custo de produção da unidade vendida).


Como sei que infelizmente muitos empreendedores não controlam devidamente estes indicadores, aqui vão formas simples para se chegar a estes números e percentuais que deverão ser lançados na fórmula para se obter o Ponto de Equilíbrio:


- Custos Fixos - (devem ser expressos em valor financeiro) - basta para tanto listar todos os custos fixos do empreendimento - folha, encargos, aluguel, iptu, contador, contratos de serviço ou de manutenção, etc.


- Diária Média ou Ticket Médio (PV) - divida o faturamento total de hospedagem ou venda de alimentos (de acordo com o perfil do restaurante e clientela poderão incluir extras, se estes forem frequentes), pelo número de diárias vendidas ou refeições servidas.


- Custo Variável (devem ser expressos em percentual - total de custos variáveis/faturamento) - CVU - custo de produção de diárias ou alimentos e bebidas - custo dos insumos, impostos sobre vendas, gás, água, luz, extras, etc.


Obs; Custos como água e luz na verdade são custos mistos e devem ser apropriados na coluna fixa e variável de acordo com percentual de ocupação. Também muito importante calcular exatamente custos de café da manhã, material de limpeza usado nos apartamentos, etc - sim um pouco mais difícil mas fundamental.


Fórmula do Ponto de Equilíbrio:

ree

O resultado desta equação lhes permitirá chegar ao número de diárias e percentual de ocupação que deverão ser vendidas ou refeições servidas com aquela estimativa de valores de diária e tickets médios a serem praticados (no caso de planejamento) ou histórico de valores de vendas (estatísticas) realizados.


Multiplicando-se este número de diárias ou refeições pelo valor médio de diárias ou refeições chegarão ao ponto de equilíbrio financeiro, ou seja o montante de valor que o empreendimento deverá obter para cobrir custos fixos e variáveis proporcionais.


O cálculo de ponto de equilíbrio serve tanto como ferramenta de planejamento, como de análise histórica se o número de hóspedes e clientes que tem sido atendidos com os valores relacionados é suficiente ou não para atingir os custos.


Com os valores obtidos é fundamental que gestores e empreendedores façam o gerenciamento do ponto de equilíbrio analisando como estão seus custos fixos e variáveis, e seus preços em relação aos produtos oferecidos e concorrência e as correções necessárias.


Trata-se como disse no início de uma ferramenta fundamental ainda mais em um momento de tanta turbulência social e econômica, em que preços de insumos sofrem flutuações, a demanda tem caído em muitos destinos e corrigir valores se torna tarefa cada vez mais difícil.


Espero que o post tenha sido útil.


Ótima semana,


Eduardo Faraco


51 99262 6929

Comentários


Em destaque

© 2025 Paralelo 29 Comunicação e Artes Ltda - Notícias VG

  • Instagram
  • Facebook

Email enviado!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

bottom of page