Manutenção, Que Negócio é este?
- Ricardo Veras

- 28 de ago.
- 2 min de leitura

Tem muitos "hoteleiros" (gestores e empreendedores), brincando com coisa séria... Manutenção hoteleira seja nos apartamentos, áreas sociais, de lazer, alimentos e bebidas, etc. tem que ser gerenciada de forma profissional, seja preventiva ou corretiva.
Nas muitas andanças por este país me deparo com uma absoluta falta de checagem seja de governantas, ou encarregado de manutenção antes da entrada de hóspedes, isto sem falar nos gerentes que estão mais preocupados em vender e controlar o financeiro que zelar por seu patrimônio - a famosa aplicação do checklist, desde simples sintonia de televisões, regulagem de duchas, lâmpadas queimadas, cabides quebrados, falta de conexão a internet, mofo, sujeira, etc
Mas existem situações que podem colocar os hóspedes à algum risco como colchões que há muito não deveriam mais ser utilizados, fios desencapados, vazamentos de água, fechaduras eletrônicas que abrem sem cartão, filtros de ar condicionado não limpos há meses, garrafas e latas colocadas no frigobar sem higienização, enxoval com uma quantidade de cloro que daria para limpar uma piscina, etc.
A oferta hoteleira como já disse em posts anteriores cresceu muito, se profissionalizou bastante nas últimas décadas, contratando com mais frequência consultorias e treinamento e hotéis que insistirem nesta irresponsabilidade de não executar manutenções preventivas e corretivas de maneira ágil e eficiente através de pessoal capacitado e com processos bem pensados vão sofrer mais ainda reclamações, avaliações ruins, não fidelidade, etc.
Apenas 3 dicas para quem ainda não faz, subestima ou sequer sabe o que é:
1. Faça checklists de manutenção preventiva e corretiva para todas as áreas do hotel, equipamentos, utensílios, instalações com a periodicidade com que a ação deve ser feita (que pode alterar conforme o padrão de ocupação), quem faz, tempo para execução, etc;
2. Internamente estas ações podem ser feitas pelo setor de governança ou manutenção - mas atribua claras responsabilidades, capacite intensamente os colaboradores desde a troca de uma lâmpada até o conserto de um equipamento E SUPERVISIONEM;
3. Para aquelas ações que você entende que seu pessoal não tem competência técnica para desenvolver as ações faça contratos de manutenção (limpeza de caixas d'agua, conserto de motores, TI, etc.) ou tenha pelo menos de 2 a 3 especialistas para chamar quando algo acontecer - de dia, à noite, finais de semana, feriados, etc.;
E não venha dizer para o hóspede que isto nunca aconteceu, que foi azar... pode até acontecer, mas na maioria dos casos o que vejo é completo descaso, entendimento que manutenção é custo e não investimento, jeitinho, troca de apartamento quando algo acontece e a imagem do hotel ou pousada vai ladeira abaixo.
Pensem nisso,
Boa semana,
Eduardo Faraco
51 99262 6929

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