top of page
  • Foto do escritorRicardo Veras

Museu Municipal Professor Hugo Daros se aproximou ainda mais da comunidade em 2022

Museu Municipal Professor Hugo Daros se aproximou ainda mais da comunidade em 2022



Localizado na Rua São Pedro, 347, o Museu Municipal professor Hugo Daros guarda parte da memória de Gramado através da preservação de itens e documentos que comunicam a história da cidade e de personalidades importantes para o desenvolvimento do município. Durante o ano de 2022 o local esteve ainda mais próximo da comunidade, mostrando que o museu é um local vivo que está à disposição da comunidade.

“Inúmeros moradores locais vieram contribuir com suas histórias e memórias, além descendentes de antigos moradores, como de Tristão de Oliveira, família Benetti, Michaelsen e Daros”, afirma o museólogo e responsável pelo museu, Márcio de Carvalho. Visitas ilustres como do ex-prefeito de Gramado Pedro Bertolucci, do escultor Xixo (responsável pelo Kikito de madeira) e das irmãs do Sagrado Coração de Maria (moradoras do prédio onde hoje encontra-se o Museu) marcaram o ano.

O ano também foi marcado por visitas de escolas, através do projeto de educação patrimonial “Você e o Patrimônio”, do programa TransformAr(te) e da Primavera do Museus, em parceria com o Museu do Festival de Cinema de Gramado. Ao todo, mais de mil estudantes passaram pelo museu em 2022. O projeto “Turma de bonecos de Daiene Cliquet Artes” também passou pelo museu levando alegria e novas histórias.

Além do acervo fixo, o museu recebeu mostras temporárias muito importantes, como a Exposição Rainha das Hortênsias, em homenagem aos 90 anos de Iraci Casagrande Koppe e ao lançamento do Edital de Memória e Patrimônio da Secretaria de Cultura. Também foi realizada uma exposição na Semana Farroupilha homenageando Lúcio Petersen, fundador do CTG Manotaço e do CTG Rodeio Velho, em conjunto com a 16º Primavera dos Museus.

O espaço físico do museu também foi melhorado durante o ano, com a retirada da cerca que separava o museu do Caminho da Cidadania, junto à Câmara de Vereadores, e com a melhoria de seu jardim. O Museu Professor Hugo Daros ainda recebeu novos itens para seu acervo, com contribuições da família de Tristão de Oliveira, de Maximiniano Hahn, família Bisol e família Hencke, além da recuperação de itens da coleção de borboletas do Sr. Sorgetz.


Foto: Museólogo Marcio, escultor Xixo e coordenadora de espaços culturais, Patricia Ibarros, em uma das visitas marcantes do ano.

Crédito: Ascom/PMG




_________________

ATENÇÃO!

Não está conseguindo pagar as parcelas do financiamento do seu carro, moto ou caminhão? Esse recado é para você!

Manda um OK para nosso Whatsapp 05499126 9857





Comments


Em destaque

Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
bottom of page