top of page

O teatro de Canela em cena

  • Foto do escritor: Ricardo Veras
    Ricardo Veras
  • 14 de abr.
  • 2 min de leitura


O projeto “Teatro e Patrimônio – O Legado Teatral de Canela”, avança para sua segunda fase, com as oficinas para professores e alunos. Sob coordenação da pesquisadora e produtora cultural Lisiane Berti, a iniciativa tem como principal objetivo resgatar, preservar e divulgar a rica trajetória do teatro no município de Canela, desde a década de 1920 até os dias atuais.

Após um intenso trabalho de coleta de materiais históricos, digitalização de acervos e realização de entrevistas com artistas, produtores e figuras marcantes da cena teatral local, o projeto inicia agora também a etapa de redação do livro que reunirá essa história viva do teatro canelense. A publicação será uma valiosa contribuição para a memória cultural da cidade, documentando espetáculos, grupos, espaços, e o envolvimento da comunidade ao longo das décadas.

Além da escrita do livro, esta nova fase também contempla oficinas formativas voltadas para professores e estudantes da rede municipal de ensino, promovendo a integração entre o legado teatral e a educação patrimonial. As oficinas pretendem estimular o interesse das novas gerações pelas artes cênicas e pelo patrimônio cultural local.

A primeira oficina será “Uso do Teatro na Educação e a Importância do Patrimônio Cultural” ministrada pelo ator, diretor e pesquisador Fábio Ferraz de Novo Hamburgo, voltado aos professores da cidade de Canela e ocorrerá dia 17 de maio, no Teatro Municipal em Canela, das 9h às 12h.

O objetivo da oficina é capacitar os professores a utilizar o teatro como ferramenta pedagógica, estimulando a criatividade, a expressão e o trabalho colaborativo, ao mesmo tempo em que reforçam a importância do patrimônio cultural na formação dos alunos. Fábio Ferraz é graduado em Matemática pela Unisinos, pós-graduado em Artes Cênicas pela Censupeg, com ênfase na Cultura Popular e a Literatura de Cordel. Professor de Teatro Estudantil da Rede Sinodal de Eucação/Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (do Ensino Fundamental ao Ensino Médio desde 2002), professor de Financial Education no Currículo Bilíngue da IENH desde 2020, ator, diretor e roteirista cinematográfico.

“Com um olhar atento para o passado e um compromisso com a formação cultural no presente, o projeto reafirma o valor do teatro como parte essencial da identidade de Canela” afirma Lisi Berti.

As inscrições e mais informações da oficina, que conta com apenas 20 vagas: 54 98104.4404

O projeto Teatro e Patrimônio – O Legado Teatral de Canela é contemplado pelo edital 31/2024 de Memória e Patrimônio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) do Estado do Rio Grande do Sul.

 

Comments


Em destaque

© 2025 Paralelo 29 Comunicação e Artes Ltda - Notícias VG

  • Instagram
  • Facebook

Email enviado!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

bottom of page