top of page

A verdadeira sofisticação está na valorização da simplicidade

  • Foto do escritor: Ricardo Veras
    Ricardo Veras
  • 3 de ago.
  • 2 min de leitura
ree

Moramos numa região, com grande vocação turística, com reconhecimento nacional e internacional, seja pelos quesitos naturais, diferenciados únicos da Serra Gaúcha, pela hospitalidade e principalmente pelo celeiro criativo que é destaque e faz de nossos eventos serem únicos. Enfim temos o privilégio de ter funcionando como tripé do turismo, a natureza, o acolhimento com a excelente gastronomia e rede hoteleira e a cultura local.

Cada tema merece uma abordagem específica, neste momento pós Festa Colonial de Canela, vale focar em nossa cultura e tradições.

Porém como em todas as áreas existem cobranças, anseios e por vezes tudo parece que está estagnado, faltando algo a mais, faltando criatividade, e no mundo nada nunca está parado, afinal se parece estar parado, na realidade está indo para traz. E é isso que devemos evitar.

Nosso país é rico em tradições, em culturas populares, e saber enxergar, valorizar cada especificidade pode ser toda a diferença no turismo, pois em geral o turista que visita uma cidade quer conhecer as características do local, sua cultura, arte, gastronomia, jeito ser e de viver de um povo, isso desempenha um papel fundamental no turismo de qualidade, tanto como atrativo quanto como fator de desenvolvimento local.

E em Canela não é diferente, não somos uma cidade tão antiga, mas temos uma baita história de nos orgulhar, temos uma trajetória no turismo cultural, e nossa Festa Colonial com sua grandiosidade, mas sem perder a simplicidade, provou isso, com a valorização da população da área rural, com sua gastronomia, artesanato, musicalidade, desfile, levando o nosso melhor ao centro, e ao valorizar manifestações culturais autênticas, a roda começa a girar, gerando benefícios econômicos, sociais e ambientais para todos, além de promover a preservação de nosso patrimônio imaterial.

Muito há de se fazer, afinal aprimorar e evoluir sempre, mas é preciso ter em mente que não precisamos inventar a roda, por exemplo, um parque natural deve ser um parque com atrativos naturais, um museu deve ser um local de preservação histórica de fomento ao conhecimento, assim como um evento local para ter êxito verdadeiro deve valorizar nossa essência, de forma que nossa comunidade se aproprie e por consequência tenhamos um verdadeiro sucesso como os turistas.

Assim como felizmente foi o que aconteceu na Festa Colonial de Canela, que venham novas edições.


Cesar Cliquet

Gestor Ambiental, produtor cultural, bonequeiro e arte educador

Comments


Em destaque

© 2025 Paralelo 29 Comunicação e Artes Ltda - Notícias VG

  • Instagram
  • Facebook

Email enviado!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

bottom of page