top of page

EDUARDO FARACO - Hotelaria para não Hoteleiros

  • Foto do escritor: Ricardo Veras
    Ricardo Veras
  • 29 de set.
  • 3 min de leitura
ree

Tenho observado nos últimos tempos, um movimento interessante e que de alguma forma "oxigena" a hotelaria que são empresários de outros setores, propensos a comprar, arrendar, construir pousadas, hostels, hotéis, etc.,


Vejo por um lado o objetivo destes empresários em diversificar seus portfólios de investimento, de outro buscar uma rentabilidade de capital maior que vem tendo através de remuneração em bancos, imóveis, etc.


Me preocupa porém dois aspectos para ser o mais objetivo possível - a expectativa de qualidade de vida - não quero dizer que a hotelaria não possa dar, mas vejo muitos empresários principalmente aqueles fazendo investimentos menores, com uma pretensão de ser meio gestor/meio hóspede e ISTO NÃO EXISTE - na hotelaria se trabalha muito, dias longos, finais de semana e feriados, dias festivos na pousada ou hotel, se vê menos a família e amigos, muitas vezes se troca uma atuação segura profissional ou até mesmo uma renda fixa por algo que dependendo da localidade vai trazer uma renda bastante variável - claro que em determinados segmentos - superior, up-scale, charme, etc. poderá haver a contratação de gestores e equipe mais qualificada mas ainda assim a supervisão é essencial.


A outra é o fato de subestimarem TECNICAMENTE um setor que muitos pensam mais fácil de operar e gerenciar do que de fato é.


Tenho dito sempre que de um lado a gestão hoteleira se tornou mais fácil com o acesso mais "democrático" a OTAs, uso de PMS, Gerenciadores de Canais, Sites e Redes Sociais auto-administráveis, etc. - ferramentas estas que facilitam muito a gestão hoteleira, mais interativas, com menores custos e melhor interface aos usuários.


De outro lado porém, existe a necessidade de ajustes em processos de recepção, governança, alimentos e bebidas, etc. que terão que ser feitos, hóspedes mais exigentes, concorrência cada vez mais acirrada, comissões altas, dificuldade na contratação de mão de obra operacional e líderes qualificada, muita oferta de produtos para hotelaria, mas nem sempre com a qualidade devida, flutuação tarifária, etc, etc.


Para estes empresários que devem ser muito bem vindos vou tomar a liberdade de dar três sugestões que penso de alguma forma fáceis de serem realizadas e que vão surtir um grande efeito na compra (também para quem vende - principalmente o ítem 1 abaixo), arrendamento, construção, etc.


1. Façam um estudo de mercado e de viabilidade econômico-financeira - escrevi já muito a este respeito no blog O Pousadeiro e nas minhas redes sociais. Mas façam com um especialista na área e não somente um conjunto de planilhas, mas um estudo completo com análises de mercado, formatação do produto, aspectos de gestão, memorial descritivo e é claro todo o planilhamento financeiro - a www.faracoconsultoria.com.br tem mais 400 estudos realizados com 95% deles implantados....mas não estou aqui vendendo consultoria, façam com quem quiserem mas desde que seja um especialista - ahhh importante demais....O ESTUDO SEMPRE DEVE PRECEDER, VIR ANTES DO ESTUDO ARQUITETÔNICO E PREFERENCIALMENTE DA COMPRA DO TERRENO E AINDA MAIS COMPRA OU ARRENDAMENTO (claro que muitas vezes o terreno já existe, mas também muitas vezes ele não é adequado para o que se deverá fazer)


2. Se você tiver um determinado padrão hoteleiro, porte, região, etc. em mente como serra, litoral, campo, visite ao máximo o destino em baixa e alta temporada (muitos tendem a se empolgar vendo as cidades lotadas em alta temporada) e empreendimentos hoteleiros de alguma forma semelhantes ao que pensa em fazer - vejo muitos empresários com orçamentos e interesse de investir em pequena e média hotelaria trazendo referências de grandes hotéis, destinos internacionais, resorts, etc - a menos que você tenha "caixa" para este tipo de investimento, foque no que de fato poderá fazer e o que o estudo de mercado e viabilidade apontar como positivo para investimento;


3. Estudo de viabilidade positivo, projetos de reforma ou construção prontos, boas referências tomadas, contrate ou o mesmo consultor que fez o estudo ou quem você quiser para fazer a implantação hoteleira (pré, implantação, pós) - apenas para se ter uma rápida idéia....uma lista de produtos, equipamentos, instalações para uma pousada no litoral ou serra de 10 Uhs tem mais de 250 ítens de compra, cadastros, colaboradores, registros, muito treinamento, muito padrão (não engessamento mas padrão), e aí vai.....fundamental para se começar com o pé direito.


Espero que o artigo tenha sido útil.


Ótima Semana a Todas e Todos


Eduardo Faraco

12 99705 9725/51 99262 6929

Comentários


Em destaque

© 2025 Paralelo 29 Comunicação e Artes Ltda - Notícias VG

  • Instagram
  • Facebook

Email enviado!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

bottom of page