EDUARDO FARACO - Tem Certeza que quer ser Hoteleiro?
- Ricardo Veras

- 1 de set.
- 3 min de leitura

Rodando este país observo cada situação em hotéis e pousadas de assustar.
Com programas de demissão voluntária, downsizing nas empresas, mudança de foco pessoal ou familiar ou uma suposta "qualidade de vida" muita gente resolve construir, comprar ou arrendar hotéis mas principalmente pousadas, hostels, etc.
Você fez um plano de negócios, estudo de viabilidade, ou pelo menos conversou demoradamente com uma dúzia de donos de pousadas ou gestores experientes ou consultores? Possivelmente não, tenho 90% de certeza em relação a isto até porque sou chamado na grande maioria dos casos para tirar um empreendimento de uma situação quase terminal na UTI, que se tivesse tido um mínimo de planejamento isto não aconteceria ou pelo menos não de forma tão grave.
Ah, você foi a um destino de Serra e viu aquela programação linda de luzes, hotéis e pousadas lotadas (por alguns dias ou semanas durante estes eventos) ou no litoral e no auge do verão notou que estes empreendimentos estavam bombando (também durante alguns dias ou semanas).
Mesmo na altíssima temporada dificilmente empreendimentos de ponta trabalham acima de 85 - 90%, exceto em períodos como Natal, Reveillon, Páscoa, Carnaval, etc. e de acordo com a maioria dos calendários depois de janeiro e fevereiro vem março, depois de julho, agosto e aí ??
Alguém disse, que você é hospitaleiro, que recebe bem, que cozinha bem, legal mas para 30, 40, 50 pessoas? Você tem paciência com crianças que não param de chorar, casais que brigam no café da manhã, gente que resolve ir embora antes porque choveu, ou que acha que porque fez check in as 9 da noite pode ficar até as 9 da noite do dia seguinte, que apesar de pagar uma diária de pousada turística quer 80 canais na TV e uma internet para assistir NetFlix a 300 kms da capital, que apartamento não é suíte, margarina não é manteiga, etc... etc... etc...
Tenho dito nas consultorias, nos meus textos e palestras, que trabalhando em hotelaria há mais de 40 anos, nunca foi tão difícil gerenciar um hotel ou uma pousada - independente do seu porte, você vai ter que ter um bom PMS, Channel Manager, trabalhar com muitas OTAs, Metasearches, Operadoras e Agências com tarifas comissionadas e net, ter conhecimento de RM (Revenue Management), fazer uma excelente gestão de mídias e redes sociais e buscadores (com impulsionamentos e promoções), ter um site responsivo, motor de reservas, flexibilidade, programa de bonificação para colaboradores, programa de fidelidade para hóspedes, representantes (dependendo do seu porte) em destinos emissores, etc...etc...
Complicou né? Pois é, pode ter certeza que se você não se planejar vai complicar muito mais...você não põe um carro possante na estrada sem saber dirigir ou tendo dirigido apenas carros convencionais - na hotelaria é assim, é bem diferente de outras áreas de serviço, e principalmente indústria e comércio onde os produtos são estocáveis, onde se trabalha em horários convencionais, onde existe formação de mão de obra operacional, etc...etc...
Já que um bom planejamento pode acabar com seu sonho, espero que o artigo possa lhe ajudar a ter mais insights e quem sabe conhecer mais sobre o meio antes de se aventurar e acabar com suas economias que poderiam lhe dar uma qualidade melhor de vida com outros investimentos.
Ahhh... se você fez tudo isto que a grande maioria não fez este texto talvez não sirva para você, mas lembre-se que de tempos em tempos você precisa reinventar seu negócio senão vai ficar para trás.
Boa sorte
Eduardo Faraco
51 99262 6929 - 12 99705 9725

_PNG.png)
.png)









Comentários