EDUARDO FARACO | Gestão do Tempo para Empreededores e Gestores
- Ricardo Veras
- há 3 horas
- 3 min de leitura

Acho curioso, quando clientes, parceiros e até colegas consultores dizem que meu ritmo é muito forte, que atuo de forma enérgica, rápida, soando na maioria das vezes mais como uma crítica (que sempre respeito, analiso, absorvo ou não e dou o feedback adequado) e não como um diferencial competitivo que sempre achei que era tendo sempre pessoas que assim atuam como exemplo.
Sem falsa modéstia continuo sim a achar que é um diferencial competitivo e mais uma prova de respeito a meus clientes - procuro sim responder rapidamente, estar sempre disponível, pesquisar pelo maior número de soluções possíveis para sugerir quando em consultorias, estudos de viabilidade, implantações, treinamentos, fazer os diagnósticos mais amplos, etc.
E continuo sim a achar curiosa a forma tão lenta, quase irresponsável que muitos empresários e gestores que encontro no caminho conduzem seus negócios hoteleiros e de alimentação.Vou dar apenas três exemplos para ilustrar ao que me refiro:
1. A grande maioria das demandas de consultoria se dá quando a ocupação está baixa, o faturamento idem, ponto de equilíbrio (que a grande maioria nem sequer sabe calcular) não sendo atingido, etc. e me pego pensando: estavam esperando o que para fazer promoções, agregar valor, reduzir preços, fazer parcelamentos, contratar um channel manager, usar de forma adequada as redes sociais, ter bons vídeos, ter tarifários no site (pode parecer estranho mas muita gente reluta ainda em ter) e se possível um motor de reservas, qualificar e bonificar recepcionistas e atendentes de reserva, etc, etc. Se estavam esperando a consultoria, OK, as orientações foram dadas, agora ponham em prática.2. Colaboradores não estão atuando como se esperava, como informado quando foram contratados, ou conforme tratado em reuniões - você já treinou, bonificou, comunicou, fez reuniões, deu bons sistemas para trabalhar e nada....pelo amor de deus....sua empresa não é uma instituição filantrópica, está na cara que ele ou ela não quer mais trabalhar e estão aguardando você os mandar embora para que tenham os benefícios de lei (acordo)....faça de uma vez, um profissional qualificado e motivado vai retornar este custo de rescisão muito rapidamente, aposto com você.3. Meu preço é competitivo? Podemos fazer uma pesquisa de mercado com seus potenciais clientes, hóspedes, concorrentes diretos e indiretos? (sim, outras cidades, ou você acha que só existe a sua cidade de serra ou praia no Brasil ou no seu estado? Resposta na maioria das vezes, vou pensar, quanto custa, será que dá as respostas que preciso - bom....se você não fizer aí mesmo que não vai ter as respostas, vai continuar achando, definindo tarifas e pacotes com base no que os outros fazem e possivelmente permanecendo nos mesmos patamares baixos de ocupação.
Daria para escrever mais 50 páginas de exemplos de decisões morosas relacionadas a questões relacionadas a operação e gestão, demonstrativos financeiros, inventários, controle de horários de funcionários, parcerias comerciais, parcerias com fornecedores, definição clara de funções entre gestores ainda mais quando são familiares, horários de trabalhos, desconhecimento de convenções coletivas e CLT, resistência a contratações PJ, sistemas hoteleiros horrorosos, e aí vai.Tenho dito sempre que nunca foi tão difícil gerir um hotel, pousada ou restaurante, a oferta não para de aumentar e muitos tem sido geridos por amadores, o que é mais perigoso ainda, os produtos tipo Airbnb vieram para ficar pelo menos até termos uma legislação mais equânime, o número de canais de venda é enorme e decidir entre eles nem sempre é fácil (além dos óbvios é claro).E você está fazendo o quê? agindo como o sapo que não sente a mudança de temperatura no ambiente e morre cozido ou congelado.Sim seja rápido, seja ágil, bem mais que seus concorrentes, inove sempre, invente, agregue, qualifique produtos e serviços, bonifique e aí quem sabe você sai desta posição desconfortável. ahh...agenda é fundamental, relógio também, mural de recados idem, log book, e assim por diante.Boa sorte,Eduardo Faracowww.faracoconsultoria.com
efaraco@gmail.com51 99262 6929
Kommentarer